Hoje a necessidade de materiais gráficos é absurda. Todas as empresas, sem exceção necessitam de pelo menos um logo, depois podem precisar de panfletos, banners e por aí vai.
Porém o trabalho do designer vai muito além desses produtos, e nesse artigo você vai aprender muito mais sobre essa profissão.
O designer
Cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidas em grande escala. Na área gráfica, cria logotipos, define a formatação das páginas de uma publicação, como jornais e revistas, definindo o tipo e o tamanho das letras e a disposição das imagens.Pode trabalhar em meio digital, desenvolvendo interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Neste caso, atua em editoras, agências de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital.
É um profissional que busca soluções criativas e inovadoras para atender características de produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O designer gráfico pode ser qualquer um que domine as linguagens, ferramentas e conceitos por trás da prática do design gráfico.
Áreas de Atuação
O design é um campo de estudo extremamente amplo e a resolução de problemas de design exige técnicas diversas e bastante complexas. Sendo assim, nem todo designer gráfico será apto a resolver todos os tipos de problemas.Abaixo, seguem alguns exemplos resumidos das atividades exercidas pelo designer, retirados diretamente do SEBRAE:
Neste outro site, você pode obter informações bem mais completas que valem muito a pena!
O Que Faz Um Designer
Competências
O profissional deve dominar algum software de edição de imagens (como o Photoshop), um software de editoração (como o InDesign) e é recomendável que ele domine algum software de imagens vetoriais (como o Illustrator).Esse profissional também deve saber lidar com questões gráficas, como cores na escala CMYK e Pantone, ter noções de produção gráfica em si (cortes, facas, dobras, vernizes, tipos de papel, sangria, etc.) para que o resultado impresso final não tenha erros.
Quando um designer se propõe a criar algo que será impresso, é importante que ele tenha esses conhecimentos para não depender dos arte-finalistas das gráficas. Como geralmente a tiragem de uma impressão é muito grande, erros são inadmissíveis.
Diferença entre Designer e Gráficas
É importante tratar desse assunto, pois muitas vezes as pessoas confundem as profissões, ou simplesmente não sabem que elas existem.Acontece que um Designer não necessariamente trabalha em uma gráfica. Em alguns casos, ele opera somente no âmbito digital, e quando produz algum material com o objetivo de ser impresso, em alguns casos, o cliente é quem fica com a responsabilidade de encaminhar o projeto para impressão, em outros, o próprio designer procura uma gráfica e depois entrega o produto final para o cliente.
As Gráficas normalmente são especializadas em impressão. São aquelas que possuem todo o maquinário necessário para tal. Conforme o mercado evoluiu, essas empresas começaram a contratar arte-finalistas que produzem alguns materiais para o cliente na própria gráfica.
Entretanto, apesar de parecidas, existem algumas diferenças entre um Designer e um Arte-Finalista.
Este artigo do site clube.design explica quais são elas muito bem:
A Diferença Entre Designer Gráfico e Arte-Finalista
Em resumo:
O designer tem um domínio amplo em teorias e técnicas de design, que podem sequer ter relação com a produção de material de comunicação digital ou para impressão. Já o arte-finalista precisa obrigatoriamente conhecer todas as ferramentas possíveis para dar suporte à finalização e acabamento em projetos para impressão que são criados por designers, ilustradores, desenhistas ou publicitários.Nós aqui do Aga-Kê também atuamos como Designers. Você pode dar uma olhada em nosso portfólio online e ter uma noção ainda melhor dos trabalhos que um Designer desempenha:
https://agakedesign.wixsite.com/portfolio
Espero ter esclarecido alguns temas para vocês!
Até o próximo post!
Fontes:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-design-e-o-que-ele-pode-fazer-pela-sua-empresa,c636797d9ed77410VgnVCM1000003b74010aRCRD
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/porque-investir-em-um-profissional-de-design-para-sua-empresa,9f431219dcf2f510VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTema=4
https://marketingdeconteudo.com/o-que-faz-um-designer-grafico/
https://clube.design/2016/diferenca-entre-o-designer-e-o-arte-finalista/