terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Quero Comprar Uma Câmera, E Agora?



Há não muito tempo atrás, eu pretendia adquirir uma câmera para gravar os nossos vídeos aqui do Aga-Kê. Isso foi logo no início do canal, quando até então, utilizávamos a câmera do celular.
Acontece que há uma série de fatores a considerar, e depois de pesquisar bastante, resolvi compartilhar as informações com vocês!

Abaixo então, seguem duas informações pinçadas da internet que irão ajudá-los a chegar a melhor opção para as suas fotos e o seu bolso.

_____________________________________________________________

Megapixels


Desde a popularização das câmeras fotográficas digitais, uma das maiores discussões (tanto entre as fabricantes quanto entre os compradores desses equipamentos) é a questão dos megapixels. Afinal, o quanto isso influencia nas fotografias?

Até algum tempo atrás, acreditava-se que, quanto maior fosse o número de megapixels, melhor seria a qualidade da fotografia tirada, sem levar em conta outros fatores.

Porém antes de tudo, vamos há uma rápida explicação do que é um pixel:
"O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, o termo vem da contração da expressão picture element (“elemento da imagem”, em inglês). Se você der um zoom máximo numa foto digital, verá que ela é formada por vários quadradinhos – os pixels."
Explicação completa no site:

Hoje é sabido que o número de megapixels, apesar de ser uma informação importante, não é um indicativo real de qualidade. Pelo menos, não quando ele está sozinho. Inclusive, um movimento de profissionais que acreditam no contrário tem surgido com cada vez mais força, afirmando que câmeras com muitos megapixels tendem a diminuir a qualidade das fotografias.

Quando uma câmera tem a possibilidade de bater fotos com muitos MPs, isso significa fotografias muito maiores, com a captura de detalhes acentuada.
Porém, para uma câmera de 13 MP fazer isso com um sensor do mesmo tamanho que o de uma com 10 MP, por exemplo, é preciso deixar os pixels muito pequenos, e isso quer dizer menor capacidade de absorção de luz. O resultado é que, muitas vezes, a fotografia ganha em tamanho, porém perde em qualidade, apresentando mais ruído.

Entretanto, esse raciocínio, apesar de um pouco mais correto, cai no mesmo erro cometido pelas pessoas que compravam câmeras apenas pela quantidade de megapixels: leva em conta apenas as características puramente técnicas, sem analisar a situação do dia a dia do fotógrafo e o uso que se fará da fotografia.

Megapixels interpolados, o que é isso?


No lugar de aumentar efetivamente o número de MP da imagem, a interpolação afasta os pixels uns dos outros e usa algoritmos para calcular a área em volta e preencher o espaço vazio de modo que pareça uniforme.

Para fotografias com poucos detalhes (uma imagem do céu, por exemplo, com apenas uma cor predominante), essa técnica não é tão prejudicial, mas quem quer a qualidade máxima precisa saber que esse tipo de recurso pode apresentar falhas em imagens muito detalhadas. Na duvida, opte sempre por megapixels reais.

_____________________________________________________________

Zoom Óptico ou Digital?


As lentes com capacidade de zoom óptico aproximam as imagens através de um jogo de lentes internas da câmera digital. Em função disso, a imagem resultante tem menos probabilidade de ser distorcida e tremida, ou seja, ela é aproximada de maneira real.

O zoom digital é muito inferior ao zoom óptico, algo que é notado claramente em qualquer imagem. Ele funciona através de um software interno da câmera, da mesma maneira como se você estivesse usando um programa de computador e aumentando uma região da sua imagem. O grande problema do zoom digital consiste justamente nisso, porque ele distorce totalmente a imagem.

_____________________________________________________________

Considerações Finais


É importante enfatizar que a qualidade da imagem é fundamental. Portanto, ao pesquisar uma nova câmera digital, fotografe na loja – com e sem flash, no modo automático – e peça para ver imagens de amostra.

Dentro da vasta gama de opções, algumas digitais são mais específicas que as outras. Pense o que você mais gosta de fotografar – animais, noite, detalhes, pessoas, lugares. Leve em consideração também onde você pretende utilizá-la – se for uma viagem, por exemplo, compensa optar por uma câmera pequena e super compacta, fácil de carregar para todos os lados.

Aliás, aí vai uma surpresa para vocês. Na verdade, dependendo do que você pretende fotografar, pode ser bem mais vantajoso realmente adquirir um novo aparelho celular.
Bom, deixe me explicar. 

Se você vive viajando, fotografando paisagens, e não quer perder nenhum detalhe de objetos mais distantes, o zoom óptico será um recurso bem útil. Nesse caso, fique de olho em modelos de câmera superzoom, que oferecem um zoom óptico potente, acima de 20x.

Por outro lado, se a sua câmera digital será usada apenas em festas ou reuniões de amigos, um zoom óptico muito grande pode virar apenas um atributo desnecessário, que encarecerá o preço final da sua câmera.
Ainda nesse raciocínio, se a sua necessidade é ter um equipamento leve, barato e versátil, a câmera digital com zoom digital pode até ser uma boa opção, já que ela não vai te deixar na mão para tirar fotos simples, como fotos do dia a dia, que são publicadas nas redes sociais.
E já que chegamos a esse ponto, você deve considerar em talvez esperar um pouco, guardar mais dinheiro, e por fim, investir em um celular novo. Afinal, dependendo do preço da câmera digital que você pretende comprar, com um pouquinho a mais, você consegue um celular com uma câmera equivalente e que obviamente lhe trás muito mais funcões, no caso, todas aquelas disponíveis para um smartphone, o que é claro, inclui uma facilidade ainda maior na hora de postar suas fotos na internet.

Eu sei que a vontade é, muitas vezes, a de ter uma câmera de verdade em mãos, porém, em alguns casos, devemos ser mais racionais e escolher aquilo que realmente nos será mais vantajoso.

Se tanto zoom óptico quanto digital têm vantagens e desvantagens, escolher entre eles é uma questão bastante pessoal. Se a sua necessidade é ter um equipamento leve, barato e versátil, a câmera digital com zoom digital pode até ser uma opção, já que ele não vai te deixar na mão para tirar fotos simples, como fotos do dia a dia, que são publicadas nas redes sociais.

Faça uma extensa pesquisa de preços antes de comprar sua nova câmera digital. A variação de valor do mesmo modelo de câmera entre uma loja e outra pode ser muito grande. Utilizar sites de pesquisa de preços pode ser um bom caminho.

_____________________________________________________________

Fontes:


https://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/qual-a-diferenca-entre-zoom-optico-e-zoom-digital
https://canaltech.com.br/camera/Zoom-optico-e-zoom-digital-entenda-as-diferencas/
http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/zoom.htm
https://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/20656-mitos-e-verdades-sobre-megapixels.htm
https://www.tecmundo.com.br/camera-digital/3638-dez-coisas-que-voce-precisa-saber-para-comprar-uma-camera-digital.htm
https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-um-pixel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário